Em primeiro lugar, o ovo vegano é o que melhor substitui a proteína para os vegetarianos e os veganos. Porém, a necessidade de alinhar os valores nutricionais com a aparência do alimento é vital. Entenda mais o processo de desenvolver do ovo vegano e os seus impactos no futuro.
E por qual razão buscar uma alimentação vegana?
A priori, a população atual se preocupa cada vez mais com a saúde e com o meio ambiente. E dessa forma, ter não só uma alimentação saudável, mas também sustentável é a principal motivação para os adeptos às dietas veganas. Além disso, essa alternativa alimentar propõe:
- A diminuição do consumo de gordura saturada;
- O aumento do consumo de fibras, frutas e vegetais;
- Auxilia no controle de peso corporal;
- E a prevenção de doenças.
Outrossim, os cientistas apontam que a produção de alimentos é um dos principais propulsores de mudanças ambientais. Toda a cadeia produtiva de alimentos impacta em processos biofísicos que devem buscar regular e manter um sistema terrestre estável. Ademais, o consumo de alimentos de origem vegetal, que por sua vez causam menor impacto ambiental que os de animal.
A importância do ovo na culinária:
O preparo de inúmeras receitas tem como ingrediente principal o ovo. Isto se deve ao fato de possuir diversas qualidades, como capacidade:
- Elástica;
- Espumante;
- E emulsificante.
Na sequência, elas garantem uma boa consistência aos pratos sem influência no sabor. Dessa forma, o ovo vegano aumenta a oferta de produtos alternativos, a possibilidade de recriar e de confecção das receitas voltadas para seus consumidores. Além disso, ela pode atrair cada vez mais adeptos dessa culinária.
Além das qualidades sensoriais que o ovo garante à receita, ele detém qualidades nutritivas como:
- A proteína;
- E a vitamina B12.
Sendo assim, a busca por um alimento alternativo ao ovo de origem animal deve deter de todas as suas qualidades. Nos dias de hoje, algumas variedades de ovo vegano já se encontram disponível no mercado.
O ovo vegano:
Em resumo, para desenvolver o ovo vegano, todos os ingredientes usados devem contemplar sua funcionalidade e seus objetivos às qualidades finais dos produtos. Desse modo, seus substitutos devem conter os valores nutricionais e características físicas do ovo da galinha para garantir a semelhança entre o produto de base vegetal do animal.
As leguminosas têm um papel importante quando se trata de compensar as proteínas dos alimentos de origem animal. Elas têm propriedades funcionais e nutritivas semelhantes.
Desse modo, o ovo vegano em sua maioria pode ser produzido com água de cozimento de muitas leguminosas como:
- O grão-de-bico;
- A ervilha amarela;
- O feijão;
- E a lentilhas verdes inteiras.
E, além disso, garantem as qualidades do ovo de origem animal.
As diferenças do ovo vegano e ovo de galinha
Em suma, as qualidades funcionais entre os ovos veganos e de galinha devem sempre ser semelhantes. Porém, hoje em dia, ainda é difícil desenvolver um ovo de base vegetal com a mesma aparência do ovo tradicional. Com isso, ainda é difícil encontrar ovos veganos para consumir de forma prática como frito ou cozido.
Ademais, podemos destacar algumas qualidades do ovo vegano, por exemplo:
- É rico em nutrientes que substituem a do ovo de galinha;
- Necessita de menos recursos de terra e água;
- É livre de hormônios e colesterol.
Portanto, o desenvolvimento de ovos veganos ainda está no início, mas já é possível perceber a importância deles no cardápio das dietas restritivas. Além disso, com avanço desse produto, é possível ter um futuro com mais diversidade alimentícia e mais sustentável.
Quer ler mais textos como esse? Nos siga nas nossas redes sociais para ficar por dentro do ramo dos alimentos! Em nosso blog, você confere algumas matérias relacionadas: