O clima está esquentando, e com ele o mercado de sorvete. Nos últimos anos, o mercado das industriais de sorvetes no Brasil cresceu consideravelmente, em contrapartida quando comparado com os países europeus! O consumo desse produto em dadas épocas de ano é bem inferior. As indústrias no Brasil vendem 70% da produção entre os meses de setembro e fevereiro, o que confere a este mercado características típicas de um mercado sazonal, com maior parte do faturamento concentrado num período do ano.
Mas como podemos nos desafiar a fim de passar por esse desafio? Como as indústrias superam a sazonalidade?
Mais que refrescante, nutritivo devido a suas características, o sorvete no Brasil é considerado uma sobremesa refrescante. Os impactos desta cultura acabam desencadeando um consumo médio anual abaixo dos índices apresentados por países que não possuem características tão tropicais quanto o Brasil. Nesses países, o sorvete é visto como um alimento nutritivo, e transmitir esse conceito para o consumidor é a chave para sustentar o sucesso em todas as épocas do ano.
As vendas estão garantidas neste período de verão? Que tal começar um planejamento estratégico para manter os ritmo positivos nos meses de baixa temperatura?
Planejamento é alma do negocio o sorvete nutre, mas as indústrias ainda não investem no marketing para que esse argumento chame atenção. Propostas como aumentar a oferta de produtos enriquecidos em fibras, vitaminas e sais minerais são bastante eficientes, pois exploram os aspetos saudáveis que estão em alta. Outra alternativa é ampliar o cardápio sazonal, associando o sorvete a novos produtos, como sorvete assado, café na casquinha e petit gateau, entre outros. É preciso inovar com criatividade para incentivar o consumo.
A inovação apenas resolveria esse desafio?
Investir em um bom marketing no brasil, se faz muito marketing ligando o sorvete ao calor e à praia, como se ele fosse bom apenas para refrescar. Não hesite em arriscar, desprender a imagem do sorvete a simplesmente uma “guloseima que refresca” deve ser um estratégia do marketing que todo empresário deve investir.
Quer saber mais? A CETA Jr. pode te ajudar, entre em contato conosco. Com isso, para completar ainda mais os seus negócios leia sobre a Embalagem e seu valor na cadeia produtiva de Alimentos.