Primeiramente, o termo “Kimchi” é oriundo da palavra coreana Shimchae, que quer dizer vegetais salgados. De acordo com sua definição, são temperos básicos na Coréia e têm hortaliças como principais ingredientes, sobretudo a acelga. Conforme estudos feitos, esse tipo de dieta foi relacionado a várias vantagens.
Como é feito?
A princípio a acelga é colocada em uma mistura de água com sal durante um tempo. Em seguida, envolta por uma pasta feita com farinha de arroz, açúcar, sal, alho, gengibre, pimenta e vários temperos. Logo depois é fermentada, resultando em uma textura crocante que serve de condimento para outros pratos.
Benefícios
Sobretudo, o poder do Kimchi se encontra em sua etapa de fermentação e pela presença de alguns temperos, que aumentam o potencial do paladar, da textura, valor nutricional e conservação. Sob o mesmo ponto de vista, essa conserva coreana agrega bastante ao prato, sendo rica em:
- Vitamina C;
- Betacaroteno;
- Complexo B;
- Cálcio;
- Sódio;
- Ferro;
- Potássio;
- Fósforo;
- Selênio;
- Fibra alimentar.
Esses compostos garantem benefícios a quem os consome, como:
Probiótico
Devido à fermentação, o item tem traços probióticos bons para a flora intestinal, além de conter fibras e bactérias benéficas como a Lactobacillus.
Ação antioxidante
O Kimchi ajuda na prevenção do câncer de pele, bem como outras doenças com relação à mesma. Nesse sentido, a grande presença de vitamina A e flavonoides da pimenta retardam o processo de envelhecimento.
Regulador de colesterol
Ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL). Assim, isso se dá devido à presença de Alicina e Selênio, que se encontram no alho usado na preparação do tempero.
Auxilia no sistema imunológico
Além de conter vitamina C, o Kimchi também conta com a ação bactericida do gengibre, que está presente durante seu preparo. Dessa forma, ajuda a imunidade, protegendo contra infecções e microrganismos nocivos.
Faz bem para a saúde cognitiva
Esse tempero possui um nutriente chamado Colina, o qual ajuda a preservar a saúde das células, músculos e do sistema nervoso. Bem como, ela também atua na memória e em outras funções cognitivas.
Perda de peso
O condimento traz uma combinação perfeita: baixo teor calórico, presença de probióticos e alta quantidade de fibra alimentar, resultando em um forte ajudante na perda de peso.
Se interessou pelos benefícios que o Kimchi agrega e gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, a CETA Jr. pode ajudar o seu negócio!
Confira o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades do ramo alimentício. Para mais conteúdos como esse, acesse: Cogumelos Comestíveis: Conheça Seus Benefícios à Saúde.
Uma resposta