Primeiramente, há diversos estudos sobre o poder da nutrição personalizada diante da genética. Sendo assim, uma pesquisa científica criada pela Nature apresenta que os conhecimentos a respeito da genética humana avançaram fortemente, incluindo na aqueles aplicados à nutrição.
Mas qual é a relação entre genética e nutrição?
Para começar, descobriu-se que a genética está mais ligada à nossa alimentação do que a gente imaginava, a mesma pode ser influenciada pelo que nós comemos. Nessa perspectiva, surge a ideia de realizar uma alimentação diferenciada para cada pessoa, ou seja, uma nutrição personalizada, que consiste em alguns planos, como:
- Dietas prescritas que estão de acordo com cada indivíduo diante dos códigos genéticos;
- Analisar a quantidade de macronutrientes e micronutrientes para um bom funcionamento do organismo;
- Analisar quais alimentos são benéficos para aquele organismo;
- Recomendações de suplementos, caso seja necessário.
Visto isso, os nutricionistas tendem elaborar planos nutricionais de acordo com o diagnóstico de cada indivíduo, realizando avaliação clínicas, bioquímicas, corporal e estilo de vida observados pelo paciente e profissional.
Como isso me ajuda?
Profissionais procuram adequar as prescrições conforme a necessidades específicas de cada paciente, para que assim, consiga melhorar de forma mais precisa a sua saúde. Sendo assim, a individualidade vem por meio de testes genéticos para uma nutrição personalizada, pois permite ter informações mais detalhadas para conseguir:
- Prevenir doenças crônicas: obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e dislipidemia;
- Auxiliar no emagrecimento: sugerir estratégias que ajudarão no controle da fome e saciedade para perda de peso.
- Prevenir a deficiência de vitaminas: identifica se o paciente há um exagero ou necessidade de uma determinada vitamina;
- Auxiliar na performance esportiva: aperfeiçoa os resultados diante de informações de necessidade de ômega, por exemplo.
Portanto, a alternativa de explorar a genética no intuito de realizar uma nutrição personalizada auxilia numa qualidade de vida melhor. Pois além de ser uma análise individual para prevenção de doenças, é uma ótima opção para aqueles que estão à procura de uma rotina esportiva. Sabendo disso, está faltando o que para procurar uma nutrição personalizada?
Gostou de saber sobre esse assunto? Quer tornar seu negócio em produtos mais saudáveis? A CETA Jr. pode ser a virada de chave para isso acontecer!
Não esqueça de nos seguir no Instagram (@cetajrconsultoria) para se manter atualizado nos assuntos. Além disso, entre em contato. Quer ficar por dentro de alimentos mais saudáveis? Acesse: https://www.cetajrconsultoria.com/poke-food-saude-e-praticidade/