Gastronomia molecular nada mais é que a junção de conhecimentos de física e química no preparo de alimentos. Desse modo, é possível criar alimentos saborosos, criativos e inovadores.
Essa ciência visa revolucionar receitas tradicionais, melhorando a experiência do consumidor, através de modificações no sensorial (sabor, texturas, aparência) do alimento o tornando mais atrativo e diferenciado.
Quais técnicas são usadas para criar alimentos diferenciados?
No ramo de gastronomia molecular temos três técnicas mais conhecidas:
- Esferificação;
- Controle de Viscosidade;
- Congelamento por nitrogênio.
Ademais, cada uma delas tem uma aplicação diferente a esferificação pode mudar a estrutura do alimento, fazendo com que ele fique no formato de esferas é muito utilizado para a produção de pratos e bebidas. Porém, o controle de viscosidade tem um propósito diferente, o seu foco está na elaboração de géis e texturas diferentes, através do uso de goma xantana e agar-agar.
Além disso, temos o congelamento por nitrogênio que traz um toque misterioso nos pratos servidos em restaurantes isso ocorre, pois o nitrogênio em baixas temperaturas fica líquido e quando entra em contato com o ar, evapora fazendo efeito de fumaça.
Quais os benefícios da gastronomia molecular?
Antes de mais nada, é preciso dizer que apesar de ser uma tecnologia nova é promissora, pois tem muitos benefícios, alguns deles são:
- Evita perdas na cozinha – Com as técnicas é possível modificar texturas, desse modo aproveitamos os resíduos de alimentos que normalmente não usados;
- Ajuda conhecer os alimentos – Entender a química do alimento é essencial para testar novas preparações;
- Atrativo para o cliente – São pratos únicos que provocam uma explosão no sensorial do cliente;
- Requinte – O estabelecimento fica diferenciado com os pratos no cardápio.
Vale lembrar que apesar da capacidade de modificar texturas ainda assim a gastronomia molecular consegue manter as características sensoriais de um alimento intacta.
Vale a pena investir?
No ponto de vista econômico vale muito a pena, entretanto é essencial refletir em alguns aspectos como:
- Compra e manutenção dos equipamentos envolvidos;
- Reconhecer que um prato que contém essa inovação é mais caro e isso pode influenciar nas vendas;
- Adquirir conhecimento para realizar os procedimentos.
Por fim, gostou do conteúdo? Gostaria de inserir a gastronomia molecular na sua empresa e desenvolver novos produtos? Entre em contato conosco! Nos siga em nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro de nossas novidades. Aqui estão alguns textos relacionados a esse tema:
https://www.cetajrconsultoria.com/gastronomia-molecular-ciencia-na-cozinha-funciona/