A fermentação consiste em controlar o crescimento de microrganismos e é um método biológico de conservação de alimentos e bebidas. E, além disso, acrescenta sabor, aroma, textura e valor nutricional, promovendo benefícios à saúde, pois são fontes de probióticos e compostos bioativos. Mas afinal, qual a utilidade de alimentos e bebidas e a relação de fermentados e saúde para a sociedade contemporânea?
Produtos fermentados de origem animal
Em produtos lácteos, a fermentação origina diversos produtos como iogurtes e queijos, nos quais as culturas de microrganismos são adicionadas intencionalmente para criar esses produtos. Alguns exemplos de produtos lácteos fermentados incluem:
- Iogurte Grego: mais espesso, com maior teor de proteína;
- Queijo Cheddar: maturado para desenvolver seu sabor característico.
Entretanto, existem alimentos e bebidas que podem ser obtidos a partir da fermentação natural, como, por exemplo, o “kefir” que é um leite rico em probióticos que ajudam a saúde intestinal e ao aumento da imunidade.
Já em produtos cárneos, a fermentação é um importante recurso tecnológico, pois, além de garantir maior tempo de prateleira ao produto, também contribui para a ampla variedade de produtos, como, por exemplo:
- Salame Italiano: fermentado para criar uma textura firme e sabor acentuado;
- Salame de Peito de Peru: uma opção com menos gordura, mas rica em sabor.
Além disso, quando se trata de piscicultura, a fermentação pode ser usada para aproveitar melhor a imensa quantidade de subprodutos e resíduos gerados no processamento da carne do peixe, como fabricação de ração, óleos e biocombustíveis.
Produtos vegetais fermentados
Alimentos vegetais fermentados são fabricados a partir de diversas matérias-primas, como cereais, frutas e hortaliças e são muito utilizados em todo mundo em diversas culturas devido a suas características saudáveis. Logo, alguns exemplos podem incluir:
- Chucrute: feito de repolho fermentado, tradicional na culinária alemã;
- Kimchi: uma mistura de vegetais fermentados típica da Coreia, rica em temperos e sabor.
Contudo, a fermentação desses alimentos podem ser uma ótima alternativa para pessoas que possuem alguma intolerância ou alergia a produtos lácteos como também os veganos, pois a partir dela é que se obtém bebida láctea fermentada de soja com baixo teor de gordura e sem lactose.
Além disso, há uma grande variedade de produtos vegetais fermentados culturais em todo o mundo. No Brasil, os povos indígenas herdaram alimentos e bebidas fermentadas, e entre eles estão:
- Cachaça: bebida alcoólica destilada da cana-de-açúcar;
- Produtos feitos com a mandioca, como a tapioca e o polvilho, amplamente consumidos como ingredientes em diversas receitas típicas brasileiras.
Por fim, gostou de entender mais sobre os fermentados e a saúde e como pode se beneficiar desse aproveitamento? Para continuar por dentro das novidades do setor alimentício e conhecer como nossos serviços podem impulsionar seu negócio, siga nosso perfil no Instagram (@cetajrconsultoria) e explore outros conteúdos como este no nosso blog. Confira o link abaixo para acessar mais artigos relacionados:
https://www.cetajrconsultoria.com/fermentacao-de-alimentos-maior-saudabilidade-e-durabilidade/