Em primeiro lugar, os meios técnicos em alimentos são cada vez mais cruciais na indústria, podendo ser usado de vários modos. Assim, a extrusão de alimentos é um desses meios que quando aplicado a um alimento pode mudar o efeito final.
O que é a extrusão?
Uma vez que, a técnica de extrusão é uma forma de cocção rápida e continua que mescla calor, umidade e trabalho mecânico. Em resumo, altera-se bastante as matérias-primas, surgindo novas estruturas e formas com diferentes traços nutricionais e funcionais.
Mas afinal, como ocorre?
A Extrusão de Alimentos aplica indução de energia térmica e cisalhamento ao alimento processado, em alta pressão e temperatura por um curto espaço de tempo. Sendo assim, o resultado são diferentes formas de estrutura e arranjo do produto final.
Ademais, a diferença desse modo se dá pela grande ruptura e fusão no arranjo do alimento. Por exemplo, reações que não seriam capaz de ocorrer não estão mais limitadas pelos traços funcionais dos produtos e reagentes usados, tornando bem mais fácil de ocorrer.
Onde usar esse processo?
- Gerar alimentos para consumo humano ou animal;
- Fabricas de petróleo;
- Em estudos de arranjo de materiais;
- Produção de plásticos, etc.
Além disso, um fato curioso é que em fabricas de alimentos, sua meta é mudar matérias-primas cruas em itens prontos para o consumo humano.
Quais alimentos que passam pela extrusão?
Então, esses itens estão mais no nosso dia a dia do que podemos imaginar! A seguir, alguns dos itens mais comuns que passam por esse meio tecnológico:
- Snacks salgados feitos de milho (são exemplos disso Cheetos e Fandangos);
- Massas e biscoitos como Waffer e Cream Cracker;
- Caramelos e confeitos;
- Proteínas de soja;
- Temperos e aromas;
- Rações animais.
Entretanto, um zelo que é valido focar é que rações para cachorros, gatos, peixes e outros animais passam pelo processo de extrusão para ter diferentes formas e tamanhos.
Vantagens e desvantagens
Assim como toda técnica, a extrusão tem suas vantagens e desvantagens, em que vai de cada um checar os prós e contras. Podemos destacar vantagens como versatilidade, produção em larga escala, bons traços funcionais e nutritivas, redução da umidade, alimentos mais homogêneos e muito mais.
Assim, em nexo as desvantagens, o alimento podem ter variação de cores e aromas devido a expansão do produto e o aquecimento pode causar perdas de algumas vitaminas e aminoácidos.
Ficou curioso no meio de extrusão e deseja saber se é possível aplicá-lo ao seu produto? Entre em contato conosco, a CETA Jr. pode te ajudar! E não deixe de ver nosso Instagram ( @cetajrconsultoria ) e o blog para ficar por dentro dessa e de muitas outras novidades do ramo.
Gostou de saber sobre esse meio? Tem muito mais sobre esse e outros processos no nosso blog. Leia sobre eles aqui: Pasteurização à Frio: Você Conhece Essa Tecnologia? e Alimentos Liofilizados: Praticidade e Sabor.