As tendências no mercado de alimentos têm mudado constantemente e vem sendo ainda reinventadas praticamente todos os dias. Mas as embalagens são um item que não poderiam ficar de fora! Com a função primária de revestir e proteger o alimento de ações externas, as embalagens também são a melhor forma de atrair a atenção e despertar a curiosidade do consumidor sobre o produto. Confira agora as principais características que uma embalagem deve ter para destacar sua marca, envolvendo desenvolvimentos em tecnologia, sustentabilidade, demanda do consumidor e inovação.
1. Embalagem conectada
Um dos maiores desenvolvimentos em embalagens é a adição de códigos e elementos interativos. Visto que permitem que a marca se conecte diretamente com o consumidor, criando novas oportunidades de marketing para impulsionar o engajamento e as vendas.
Para a marca, isso oferece a oportunidade de conectar o consumidor ao espaço on-line. Bem como uma oportunidade de coleta de dados para melhorar o conhecimento do cliente e avaliar o desempenho da campanha. Enquanto isso, para o consumidor, a embalagem conectada agrega valor à experiência de compra e fornece uma plataforma online para receber ofertas promocionais e descontos.
2. Fechando o loop
É claro que a sustentabilidade tem estado no topo da agenda da indústria de embalagens há anos! Mas foi só recentemente que o aumento da conscientização dos consumidores levou muitas empresas a levá-las ao topo. Embora muitas marcas expressem seu compromisso de usar materiais 100% recicláveis, as alegações de incluir conteúdo reciclado ainda são raras. Por isso agora precisam melhorar o uso da economia circular.
Uma maior clareza sobre as partes das embalagens de alimentos que podem ser recicladas é o principal fator que incentivaria os consumidores a reciclar com mais freqüência, de acordo com uma análise feita pela agência Mintel.
“Com os consumidores já pensando que embalagens recicláveis são padrão, as marcas têm a oportunidade de conscientizar os consumidores sobre questões de reciclagem fazendo parte da solução e se comprometendo a usar material reciclado em novas embalagens”, afirma o relatório da análise.
3. Reinventando a caixa
Especialistas em embalagens e marcas concordam que a maior tendência que molda a indústria de embalagens é a rápida ascensão do comércio eletrônico. Com as vendas globais de e-commerce atingindo mais de US $ 2,1 tr em 2017 e com expectativa de atingir US $ 3,8 tr em 2021, a vasta quantidade de embalagens necessárias para acompanhar essa demanda de consumo está afetando todos os aspectos da embalagem, desde o design da caixa até a embalagem (incorporação de novas tecnologias na cadeia de suprimentos).
Essa ascensão fenomenal traz consigo um conjunto único de desafios para as marcas, mas também oferece uma gama de oportunidades de marketing e ambientais à medida que as empresas pensam na próxima geração de embalagens, que oferece novas inovações em eficiência de distribuição e design sustentável.
4. Sem plástico
Não há dúvidas de que a erradicação do uso de plásticos descartáveis é hoje uma grande prioridade para qualquer marca. No Reino Unido, a poluição por plásticos é agora a preocupação ambiental mais frequente, citada por 47% dos adultos do Reino Unido como a questão ambiental mais importante.
Portanto, há atualmente uma enorme quantidade de atividades em compras sem plástico, quer sejam lojas que oferecem corredores sem plástico ou empresas que criam formas novas e sustentáveis de embalagem, como a marca láctea britânica a2 Milk, que usa 100% de papel reciclável certificado pelo FSC.
As marcas devem agir agora, para garantir um lugar em zonas livres de plástico emergentes, mudando para embalagens aceitáveis, ou participando do debate, explicando claramente os benefícios das embalagens plásticas para seus produtos e abordando preocupações com a poluição do plástico com soluções adequadas de embalagem no final da vida útil.
Para saber mais dos benefícios das embalagens acesse:
O que sua embalagem significa para seu produto?
2 respostas