Sobretudo, você sabe o que é embalagem monocamada? Já reparou nas embalagens que estão em contato direto com o arroz e o feijão? Ou no material que os picolés são embalados? Sendo assim, saiba mais sobre esse tipo de embalagem e seus efeitos na sustentabilidade.
O que é uma embalagem monocamada?
São embalagens para alimentos que são compostas por apenas um material, o polietileno. Podem ser feita por vários tipos de polietileno, que podem ser:
- De baixa densidade;
- Bi-orientado;
- Virgem;
- De alta densidade.
Além disso, esses tipos de embalagens são conhecidas por:
- Possuir boa transparência;
- Brilho;
- Estabilidade térmica;
- Oferecer proteção e segurança ao produto.
Dessa forma, estão sendo muito usadas no setor alimentício, por terem diversos prós, custos reduzidos e a reciclagem pode ser feita de maneira mais fácil.
Quais os impactos para a sustentabilidade?
Essas embalagens são mais fáceis de serem recicladas, pois não precisam ser separadas de outros materiais diferentes, por serem compostas por apenas um material.
Portanto, reciclagem mecânica é o meio mais adequado a ser feito para esses resíduos, devido ao material simples e possibilidade de limpeza dessas embalagens.
Além disso, quando transparente ou na cor branca, torna a divisão do resíduo, a reciclagem e a coleta mais eficiente, poupando tempo e dinheiro, pois não é preciso fazer uma remoção de cor.
O processo de reciclagem é feito da seguinte maneira:
Material não impresso
- 1° moagem – Resíduos desses itens são levados para um moinho que reduz seu tamanho;
- 2° lavagem – Esses resíduos (flakes), são lavados com água e separados devido a densidade.
- 3° secagem- Os flakes são secos em grandes secadores com circulação de ar quente;
- 4° aglutinação – Ocorre a redução do volume do item e a compactação;
- 5° extrusão – Depois de secos, os flakes são fundidos, em seguida são resfriados e cortados, formando os grânulos de material plástico reciclado.
Material impresso
No caso de embalagem impressa, a reciclagem será feita da mesma forma, porém é vital acrescentar mais uma etapa, o sistema de retirada de gases na extrusora.
Por que aderir ao uso?
- Pode- se reutilizá-las após a reciclagem;
- Contribuem para melhorias globais na reciclagem de plásticos;
- Estão sendo melhoradas, por isso, ajudam na criação de itens ecológicos para diversos produtos;
- Contribuem para a sustentabilidade.
Dessa forma, está evidente que a reciclagem e o uso desses itens estão favorecendo a redução do gasto de resíduos tão flexíveis como o plástico.
Sendo assim, quer obter um maior avanço para o seu negócio através da escolha da embalagem ideal? A CETA pode te ajudar! Siga-nos no Instagram (@cetajrconsultoria). Leia aqui alguns textos relacionados a esse tema: Tomorrow Machine: Embalagens do Futuro.
Uma resposta