Hoje em dia, o planeta tem cerca de 8 bilhões de pessoas e deve atingir os seus 10 bilhões em 2050, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). E em virtude disso, a organização criou o Desafio 2050.
Qual seu objetivo?
Este desafio tem como objetivo dobrar a oferta de comida no mundo nas próximas três décadas, de forma eficaz e sustentável a fim de garantir a segurança alimentar mundial.
Além disso, visa eliminar o desmatamento até 2030 numa parceria de governos, da comunidade internacional e do setor privado para desacoplar o desmatamento da produção agrícola. Alguns exemplos são a produção de:
- Carne;
- Soja;
- Óleo de palmito;
- Dentre outros cultivos.
O nosso país participa do desafio?
O Brasil é um dos países mais importantes para alcançar esse objetivo, sendo o maior exportador e segundo maior produtor de carne do mundo. Além disso ele é uma potência em termos de fartura de mão de obra, riqueza de terras e climas.
E como o desafio 2050 influencia de forma positiva?
O desafio estimula a renovação dos processos nas fazendas, como por exemplo:
- É um melhor rastreio nutricional;
- A organização dos insumos;
- O controle periódico de peso do gado;
- E a maior atenção para o bem-estar animal.
Visto que, com o crescente consumo de carne no país, o desafio também se mostra um grande aliado a essa expansão, no qual melhora não apenas os processos, mas também a gestão de recursos e utilização das tecnologias.
Dessa forma, esses fatores são essenciais para o aumento da quantidade, qualidade e, consequentemente, da oferta de carne bovina. Além disso, também melhoram os investimentos e incentivam uma melhor gestão de pessoas para a geração de renda de forma otimizada.
Por fim, gostou de saber mais sobre o desafio mundial 2050? Acesse o nosso blog e descubra mais notícias e tendências no mundo dos alimentos. Para mais conteúdos acesse:
Sustentabilidade Alimentar: Saiba o que é e o que Pode ser Feito