Antes de tudo, o Comfort food está presente diariamente na vida de muitas pessoas mesmo sem saberem. Aquela lembrança da comida de vó ou de mãe no domingo, quem não sente saudade?! Ele nos faz sentir o cheiro e o gosto só de pensarmos na comida que queríamos. No entanto, por que lembrar dessas comidas, quais são elas e qual é o seu impacto na vida do consumidor?
O que é Comfort Food?
A princípio, traduzindo de forma literal, do inglês, Comfort Food é “comida confortável”. Seu maior objetivo é causar um prazer ou até mesmo um alívio emocional na hora de fazer uma refeição. Segundo especialistas, ao ingerir Comfort Food, o cérebro manda uma mensagem ao organismo de que aquela comida faz bem. Portanto, muitas pessoas utilizam essa tendência sem nem mesmo saber.
Motivação de consumi-las:
- Remeter a uma lembrança do passado que traga coisas boas e positivas;
- Querendo fugir de algum desconforto ou tristeza momentânea, buscando uma alegria na comida.
Exemplos de Comfort Food:
- Comidas da infância: bolinho de chuva, ensopadinho, cachorro-quente;
- Comidas gordurosas ou açucaradas: “fast food”, pastel de feira, biscoitos, pudim;
- Bebidas: café, achocolatado, suco.
Impacto para o consumidor:
Além disso, há vantagens e desvantagens de consumir Comfort Food visando os seus devidos efeitos. Um dos pontos positivos é o conceito de memória afetiva, que junto dela vem boas lembranças, saudade, alegria e amor. Sendo assim, ao ingeri-las, o consumidor sente um conforto e uma sensação de prazer, fazendo bem até mesmo para o seu corpo.
Ademais, o custo-benefício e tempo de preparo podem ser considerados outra vantagem. Na maioria dos casos os alimentos utilizados em seu preparo são acessíveis e, em sua grande parte, são receitas que se fazem em um intervalo rápido de tempo. Como por exemplo, já citado anteriormente: bolinho de chuva, cachorro-quente.
Entretanto, como tudo na vida, há suas desvantagens. A maioria dos consumidores que fazem uso de Comfort Food visando encobrir uma tristeza ou mágoa momentânea, vão optar por consumir comidas não saudáveis. Visto que, por já estar instaurado em seus subconscientes, vão buscar refúgio, conforto e alegria em comidas gordurosas e/ou açucaradas. Por exemplo, brigadeiros e “fast food” (hambúrgueres, batata frita).
Dessa forma, considerando as características e aspectos gerais de consumir Comfort food, vale muito a pena. Claro que se consumido em moderação para os casos não saudáveis, mas em geral, a prática de consumir Comfort Food é ótima e indicada.
Por fim, gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o ramo de alimentos nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades presentes em nosso Blog. Descubra mais sobre outros artigos como esse acessando o link abaixo: Farm to Table: Entenda essa Tendência na Hora de Comer
Uma resposta