Café também pode ser consumido gelado, sendo uma alternativa refrescante para os dias mais quentes. Abordaremos a seguir sobre o Cold Brew, a bebida que vem conquistando um espaço no mercado brasileiro. Antes de tudo, é válido destacar que existem duas versões de café gelado: o Iced Coffee e o Cold Brew. Entenda como a diferença no preparo muda completamente as características da bebida.
Iced Coffee
Essa versão, que é mais conhecida no Brasil, é obtida através do resfriamento do café quente.
Etapas:
- O café deve ser extraído com água quente;
- Deve ser resfriado logo em seguida pela adição de pedras de gelo;
- O mais indicado é que se extraia o café mais forte, visto que, ao adicionar gelo a concentração diminui e o sabor é alterado;
- O resfriamento deve ser rápido, visando a não oxidação da bebida, evitando, dessa forma, que comprometa o sabor e caraterística da mesma.
Logo, diante de tudo que foi apresentado, nada de adicionar gelo em um café que foi extraído horas antes!
Cold Brew
O Cold Brew é extraído a frio, ou seja, o café não entra em contato com água quente em momento algum.
Etapas:
- A extração deve ocorrer em água fria ou à temperatura ambiente;
- O grão deve ser moído grosseiramente, e deve ficar em infusão por pelo menos 12 horas, podendo variar o tempo e método de extração.
O resultado é uma bebida aromática, refrescante, com nível inferior de cafeína e com menor amargor e acidez.
Como servir Cold Brew?
O Cold Brew costuma ser consumido com gelo, mas também pode ser utilizado como base no preparo de drinks. Além disso, a bebida ganhou outras versões, como:
- Cold Brew Lupulado – obtido pela infusão de café e lúpulo;
- Nitro Cold Brew – ocorre a adição de nitrogênio na bebida que é armazenada em uma chopeira.
Além da versatilidade da bebida, o café extraído a frio apresenta maior durabilidade, o que facilita o armazenamento, já que pode ser envasado em garrafas e consumido dias após o preparo. O resultado é a maior facilidade na comercialização e um mercado em expansão, com diversas marcas lançando a sua proposta de Cold Brew.
E como a CETA Jr. pode te ajudar a se destacar?
Para se preparar para essa oportunidade de mercado, é fundamental garantir a qualidade e segurança do produto. Para isso, é necessário que a água utilizada para a extração do café esteja em condições adequadas para consumo, já que compõe a maior parte do produto. A CETA Jr. pode te ajudar com a Análise de Potabilidade de Água!
Caso o seu objetivo seja vender em mercados ou empórios, podemos te ajudar com a Determinação do Prazo de Validade, que atesta através de análises microbiológicas, o tempo de prateleira do seu produto. Ademais, caso não esteja conseguindo alcançar as características almejadas para a sua bebida, realizamos a Revisão de Formulação. Entre outras soluções que podem te ajudar a não ser só mais um produto no mercado.
Tá esperando o que? Entre em contato conosco, a CETA Jr. pode te ajudar!