Charcutaria: Conservação de Ontem, Tendência de Hoje

Charcutaria: Conservação de Ontem, Tendência de Hoje

Você sabe o que é a Charcutaria?

É um processo que usa várias técnicas com o fim de conservação de carnes, independente de sua origem. Você já se perguntou o que era usado antes de existir a refrigeração? Sim, a Charcutaria. É possível que seja o processo mais antigo de conservação de alimentos. Com essa técnica foi viável que em tempos de longas viagens os tripulantes sobrevivessem. Essa forma também permitiu que a população resistisse em tempos de escassez de alimentos. Hoje a charcutaria não é mais usada apenas como meio de conservação, mas como diferencial para o sensorial de produtos defumados, curados e embutidos.

Porque usar esse processo?

Apesar de muito usada nos tempos remotos como forma de conserva, a charcutaria hoje continua sendo usada como um diferencial, dando sabor e textura. Muitos são os pros dessa técnica, dentre elas temos: Aumento da maciez e suculência, cor mais atrativa, menor porção de água no alimento e altas temperaturas em alguns processos geram menos contaminação por microorganismos.

Que técnicas compõem a Charutaria? E quais produtos conhecidos usam esse processo?

Desse modo, esse meio se tornou tendência, pois além das vantagens, possui técnicas que quando usadas agregam um sabor único ao produto. As mais utilizadas são: Salmoura, Desidratação, Marinada e Defumação. Assim, pode haver o uso de uma ou mais vias na charcutaria o que gera sabores bem distintos em carnes de mesma origem. Como exemplo temos a carne salgada, conhecida como carne seca e a mesma carne pode ser defumada o que cria dois produtos bem diferentes. Como exemplo, temos o presunto de Parma, um dos alimentos mais caros do mundo, sendo conhecido por seu sabor e textura indescritíveis.

Qualquer pessoa pode usar essas técnicas?

Essa tecnologia agrega valor ao item, tanto com sabores únicos, quanto com uma conservação bem acima da média. Essa é uma ótima alternativa para os produtores de carne, pois além do aumento da vida útil do produto, esse pode ser o diferencial no mercado, gerando identidade aos representantes. Por outro lado é uma boa alternativa para aqueles que gostam de cozinhar e tem paciência, pois é um procedimento simples e artesanal para se ter como hobby.

Por todos esses traços fica claro que a Charcutaria é um técnica crucial nos tempos atuais, onde inovação e tecnologia andam juntas para produtos alimentícios que chamam atenção dos consumidores. Além disso, fica evidente que esse método continua sendo uma ótima forma de conservação desde os tempos milenares, bem como traz ao produto um aspecto único e um sabor diferenciado.

Você tem interesse em criar seu próprio produto cárneo e tem dúvidas nas técnicas ou regulamentação? Entre em contato, a CETA Jr. pode te ajudar! Não esqueça de seguir nosso facebook e instagram(@cetajrconsultoria) para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Gostaria de aprender mais sobre o assunto? Acesse os links abaixo: Carne Dry Aged: Você Conhece Esta Técnica?, Selo ARTE: Nova Regulamentação para Produtos Cárneos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?