A dieta do brasileiro, em geral composta por arroz e feijão, é vista como útil pelos nutricionistas. Isso pois a fração certa de cereais supre a sugestão de proteínas da dieta.
Sobretudo, cereais são feitos no mundo todo e, por conter grande quantidade de carboidratos, são a principal fonte de energia ingerida pelos seres humanos. Portanto, conheça agora alguns tipos de cereais e suas funções.
O que são cereais?
São grãos comestíveis, como por exemplo:
- Trigo;
- Arroz;
- Centeio;
- Aveia.
Esses grãos são compostos por farelo, endosperma e germe, envolvidos por uma casca. A casca tem a maior concentração de vitaminas e minerais.
Já os cereais refinados, como o arroz branco e o pão, tem menor quantidade de fibras e outros nutrientes. Por isso, devem ser preferidas versões menos processadas desses alimentos, como o arroz integral, as farinhas integrais e seus produtos.
O que são alimentos funcionais?
Os itens funcionais caracterizam-se por oferecer vários prós à saúde, além do valor nutritivo essencial à sua composição química, podendo exercer um papel bastante benéfico na redução do risco de doenças crônicas, como câncer, diabetes, dentre outras.
Cereais são alimentos funcionais?
Alguns cereais, principalmente os integrais, como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo entre outros, possuem usos como:
- Redução do risco de câncer de cólon;
- Melhora a ação intestinal;
- Podem ajudar no controle da glicemia;
- Ajuda no tratamento da obesidade;
É válido lembrar que esses itens só funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada. Isto quer dizer que, se a pessoa estiver usando um item para o controle do colesterol, ela terá somente resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.
Por fim, o consumidor deve também estar atento e procurar saber se o item que está comprando teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias.
Assim, para que os efeitos sejam eficazes, é vital que o consumidor siga as instruções na rotulagem, usando o item da forma indicada pelo seu fabricante. Assim, diante do cenário visto, alimentos funcionais ricos em fibras, e contendo até proteínas, minerais e vitaminas, como por exemplo cereais, conquistaram seu espaço.
Gostou do conteúdo? Então, nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) para ficar por dentro de várias novidades. Caso queira investir nesse ramo entre em contato e saiba como começar!
Mantenha-se por dentro de todas as novidades do ramo e confira mais sobre alguns temas como: Alimentos Nootrópicos.
3 respostas