A impressão 3D em alimentos está tomando mais espaço, e inserindo produtos novos no mercado, como a “carne vegana”. Decerto essa tem sido uma inovação para o setor de alimentos, que busca atrair também os adeptos ao veganismo.
Qual a função de uma impressora 3D?
A impressão 3D é capaz de produzir objetos de forma rápida e simples, de tal forma que vem sendo usada também para alimentos como:
- Hidrogéis à base de amido;
- Chocolates;
- Pizzas.
A princípio as “carnes” antes impressas não tinham uma textura fibrosa como a de carne bovina ou de frango, ou seja, não eram capazes de atrair o cliente.
Qual a formulação de uma “carne vegana”?
Para construir é preciso de algumas proteínas vegetais, a fim de que ele adquira atributo similar ao natural, como:
- Aspecto;
- Consistência;
- Textura fibrosa.
Foram usados alguns itens vegetais, dentre eles:
- Arroz;
- Ervilha;
- Algas.
Quanto tempo leva para produzir?
De fato este método leva em média 30 minutos para criar uma “carne vegana” de 100g gastando muito menos e em pouco tempo. Todavia, as carnes sintéticas criadas a partir de células animais, quando comparadas a “carne vegana” leva muito mais tempo e custo.
Porque consumir uma “carne vegana” impressa em 3D?
Antes de tudo, seu consumo ajuda a reduzir os gases do efeito estufa, sendo uma opção sustentável.
Além disso, seu consumo colabora com:
- A redução no tempo e custo de produção;
- Uma textura idêntica a carne bovina;
- O controle de resíduo, o que ajuda a natureza.
Embora possua diversas vantagens, o quesito sabor ainda passa por testes, já que ainda não se parece ao sabor de uma carne animal. Em síntese, apesar do sabor ainda não ter obtido êxito, a impressão 3D desse alimento tem se mostrado uma boa opção de consumo. Ademais, vem sendo citado como um alimento sustentável, com a redução de custo, energia e tempo de produção.
Gostaria de entrar no ramo referente a impressão 3D ou da área de produtos veganos? A CETA Jr. pode te ajudar nisso! Nos acompanhe no instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades.
Confira outros conteúdos relacionados a esse acessando os links: Impressora 3D: Vamos Imprimir Comida?, Proteína de Base Vegetal: Uma Escolha mais Sustentável?.
Uma resposta