Primeiramente, adotar boas práticas de manipulação é fundamental por diversos motivos essenciais para a segurança alimentar, saúde pública e qualidade dos produtos. Além disso, elas envolvem todas as etapas, desde a seleção de fornecedores, a compra de matérias-primas, o recebimento das encomendas, o preparo, a embalagem, o armazenamento, o transporte e finalmente à exposição à venda para o consumidor final.
Como ocorre a contaminação?
Por conseguinte, a contaminação dos alimentos pode ocorrer naturalmente ou serem introduzidos pelo manipulador por falta de boas práticas na manipulação. Eles podem ser dividir em:
- Contaminação química – Por meio de metais tóxicos, produtos de limpeza, aditivos alimentares, como corantes e conservantes;
- Contaminação física – Corpos estranhos, pedaços de vidro, plásticos, metais, fios de cabelo e entre outros materiais;
- Contaminação biológica – Os principais microrganismos que podem contaminar os alimentos de forma natural ou devido à falta de boas práticas na manipulação, superfícies ou utensílios contaminados são vírus, bactérias, protozoários e fungos;
- Contaminação cruzada – É a transferência de agentes contaminantes de um alimento ou superfície contaminada para outro alimento limpo. Pode ocorrer através de utensílios, equipamentos, mãos não lavadas e superfícies de preparação inadequadamente higienizadas;
- Contaminação ambiental – O ar, a água e o solo, podem introduzir microrganismos nos alimentos, especialmente em áreas de produção agrícola, processamento de alimentos e durante o transporte.
Quais os benefícios das boas práticas de fabricação?
Ademais, elas trazem muitos benefícios significativos para a indústria alimentícia, garantindo qualidade, segurança e eficiência. Veja como elas impactam a qualidade dos alimentos, a saúde pública, a reputação da empresa e muito mais.
- Qualidade dos Alimentos – Preservação das características sensoriais e nutricionais dos alimentos;
- Saúde pública – Redução de casos de doenças alimentares e proteção da saúde dos consumidores;
- Reputação da empresa – Ganho de novos consumidores e uma boa imagem;
- Adequação à legislação – Atendimento às normas e regulamentos sanitários;
- Diminuição de desperdício – A higiene e organização reduzem o desperdício de alimentos durante a fabricação;
- Aumento do período de validade – Boas práticas prolongam a vida útil do produto.
Como a CETA Jr. pode ajudar?
Oferecemos serviços especializados na melhoria da qualidade do manejo e na segurança dos alimentos produzidos, como por exemplo:
- Treinamento de higiene e manipulação – Apresentar as boas práticas de fabricação, ressaltando sua importância na empresa e como deve ser aplicada pelos colaboradores no dia a dia de fabricação.
- Manual de boas práticas de fabricação – Voltado a sua área de atuação e empreendimento, entregamos a solução de elaboração, abrangendo todo o processo desde a matéria-prima até o produto final, passando pela higienização do local de produção, visando adequar o estabelecimento à legislação atual e a comercialização de um alimento seguro, preservando a saúde do consumidor.
Por fim, está precisando de ajuda para a implementação das boas práticas de manipulação? A CETA Jr. pode te ajudar, entre em contato com um de nossos analistas e marque uma reunião, além disso, não se esqueça de nos seguir em nosso Instagram (@cetajrconsultoria). Aqui também temos um link aos um assunto alusivo para mais pesquisas no assunto: https://www.cetajrconsultoria.com/manual-bpf-o-que-e-e-por-que-eu-preciso-de-um/