Você já pensou em usar o meio de bioprocessos para criar alimentos funcionais? A busca por meios para produção de alimentos com alto valor somado tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos, e eles são um exemplo.
Ademais, os alimentos funcionais têm sido vistos como alimentos que, por causa da presença de componentes ativos, geram benefícios à saúde.
Os alimentos funcionais: o que são?
Os clientes têm optado por produtos que tenham aptidão de reforçar o organismo e ao mesmo tempo prevenir e lutar contra doenças, ou seja, produtos ricos em nutrientes com cunho funcional.
Logo, o aumento e consumo dos produtos funcionais é uma tendência mundial, que traz melhora para a saúde, como os alimentos mais fortes, mais ricos ou melhorados que tem aptidão de benefícios para a saúde.
Por conta disso, o uso de tecnologias para ter produtos, com alto valor somado, tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos, como por exemplo, o meio de bioprocessos para produção de alimentos funcionais.
Os bioprocessos e sua utilização
A tecnologia de bioprocessos é um campo que junta microrganismos, enzimas e nutrientes com a meta da produção de compostos bioativos de interesse da indústria.
Ainda, são um conjunto de operações, podendo citar, por exemplo:
- Tratamento da matéria prima;
- Preparo dos meios de propagação e produção;
- Esterilização e a transformação do substrato em produtos;
- Processos de produção;
- Processos de separação e purificação de produtos.
Além disso, a distinção quanto aos processos químicos está na origem dos catalisadores usados em suas reações por meio da ação de microrganismos, células animais ou vegetais e enzimas.
Os bioprocessos devem ser analisados com frequência e somados de inovações, a fim de elevar seu desempenho e lucro. Para as indústrias de alimentos, a chave do sucesso no mercado dos alimentos funcionais está na inovação, o que forma uma grande barreira contra a entrada de novas empresas.
Porque inseri-los na alimentação?
Com o aumento de pessoas, e ainda com a diminuição de recursos, é importante fazer algo para continuar a ter alimentos. A fim de contornar esse problema, o uso da biotecnologia tem aptidão para gerar produtos que podem sanar:
- A fome;
- A desnutrição;
- Melhorar a saúde humana;
- Reduzir o impacto ambiental das atividades industriais.
Além disso, é notável na indústria de alimentos, para uso na melhora de nutrientes de diversos alimentos. Os probióticos e prebióticos são alguns dos exemplos dessa união entre tecnologia e alimentos.
Em suma, o uso da biotecnologia para ter alimentos com alto valor somado, é um desafio para a ciência. Ainda, com aptidão de reduzir a fome e melhorar a segurança alimentar e nutricional com o uso dos recursos naturais de forma mais sustentável.
Tem interesse em usar essa tendência, mas não sabe por onde começar? A CETA Jr. pode te ajudar, entre em contato!
Acesse o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro de todas as novidades do ramo de alimentos. Confira aqui um texto similar a esse tema: