Em primeiro lugar, a automação na indústria de alimentos está cada vez mais presente. É dado o nome de indústria 4.0 para essa nova era de automação, considerado por muitos uma revolução industrial.
A princípio, o foco da indústria 4.0 é a qualidade de produção e otimização de recursos frente ao uso de tecnologia. Vale destacar que a automação deixou de ser uma escolha, mas sim um objeto que mantém o produto competidor frente a outras industrias.
As tendências de automação na indústria
Isto é, temos alguns exemplos de tendências, como:
- A Internet das Coisas (IoT);
- A Digitalização;
- O Recall de Produtos;
- E a Rastreabilidade.
A Internet das Coisas (IoT)
Sobretudo, são os dispositivos autônomos ligados por meio de internet, como por exemplo sensores com programação IoT. São sensores que sinalizam a qualidade da produção, como umidade e temperatura do alimento em todo o processo de produção.
Além disso essa tendência propõe um melhor controle das máquinas e pode sinalizar eventos nos quais o equipamento precise passar por manutenções ou até mesmo uma falha. O IoT traz vantagens como:
- Manutenção Preventiva;
- Eficiência Energética;
- Tomadas de decisões mais assertivas;
- Melhoria na Produção.
Contudo o IoT pode trazer diversas vantagens para a indústria alimentar, fazendo com que tenha um melhor controle de tempo, quantidade, insumos e gastos de alguns processos. Nesse sentido, um melhor plano tático para a empresa.
A Rastreabilidade
Em suma, a rastreabilidade de um alimento é um conjunto de procedimento que permite o consumidor detectar a origem e acompanhar a cadeia produtiva ao todo, isso tudo por meio de documento e registros.
Por outro lado, esse rastreio é uma grande tendência nos dias de hoje, visto que a conduta dos clientes está mudando. Hoje em dia, no Brasil, 58% dos consumidores escolhem um produto que possa rastrear e que tenham informações que visam trazer uma nitidez a todo o processo de fabricação do mesmo.
Os Benefícios de aplicação da rastreabilidade:
Portanto, podemos citar alguns benefícios de sua aplicação, como por exemplo:
- Uma transparência na cadeia de suprimentos;
- A segurança alimentar;
- Agilidade em caso de recalls;
- A conexão com o consumidor final;
- E a competição de mercado.
Dessa forma podemos ver o quão importante é estar acompanhando essa nova revolução industrial, afim de manter competitividade no mercado.
Por fim, para você que gostou desse conteúdo e não quer ficar por fora de novas tendências do mercado, nos siga em nosso Instagram @cetajrconsultoria para essa e mais novidades. Confira também outros conteúdos referentes a esse tema, como:
Automação na Produção de Leite: Conheça os Principais Tipos
Alimentos Saudáveis e Seguros: Inovação no Ramo