Em princípio, o aquecimento ôhmico é um método na produção de alimentos que consiste em passar uma corrente pelo alimento gerando calor. Isto é, o calor é gerado no produto e acaba com micróbios em pouco tempo.
Um breve histórico
Também conhecido como aquecimento por resistência, é um método antigo, sendo utilizado no século XX. Contudo, devido ao alto custo da energia elétrica da época, caiu em desuso até o ano de 1990, quando a energia elétrica se tornou rentável.
Como funciona?
Antes de tudo, ele é fruto do uso de um campo elétrico sobre a comida, que gera calor. Desse modo, a energia ocorre pela força oposta gerada pela resistência do alimento a corrente.
Vantagens do processo
- Aquece de forma constante;
- Menos bruto;
- Maior retenção de nutrientes;
- Menor área de contato para troca de calor;
- Menor caso do processo fouling;
- Fácil controle;
- Alta energia;
- Baixo custo de conserto;
- Menor impacto ambiental.
Além disso, pode-se reduzir o consumo de energia e tempo.
Desvantagens do processo
- Alto capital para seu início;
- Poucos estudos sobre proteção alimentar e formação de compostos;
- Dúvida quanto a inércia dos eletrodos;
- Possível efeito adicional.
Ademais, a maioria desses itens no uso desta técnica, está na falta de estudos sobre seu efeito. Contudo, com o tempo, mais pesquisas serão postas para acabar com essas dúvidas, pode-se, então, marca-lo como um método bom para o futuro ou não.
Devemos usar ou não?
Sendo assim, a busca por técnicas que rendam menor gasto de energia, ao se comparar os processos térmicos atuais, há um grande interesse da indústria. Dessa forma, o aquecimento ôhmico ressurge, após, vários anos do desprezo com uma opção viável que permite uma notável redução em custos e tempo. Assim, tais fatores ajudam cada vez mais no início de estudos que buscam cobrir a lacuna de dados sobre segurança, podendo reforçar esta técnica ou não.
Quer saber mais sobre processo de alimentos e tecnologias emergentes? Podemos te ajudar! Venha conferir no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro do nosso Blog. Para mais informes: Tecnologia Luz UV-C: O Futuro da Conservação de Alimentos
Uma resposta