Você sabia que a partir de resíduos gerados na produção de cervejas podemos realizar um aproveitamento gerando subprodutos?
Os ramos de agroindústrias e de alimentos estão gerando grandes quantidades de resíduos, que têm se reunido no meio ambiente devido à alta demanda da industria.
As cervejarias estão entre as maiores geradoras de resíduos, sendo assim, tornou-se necessário ter uma estratégia para reutilizar esses resíduos que tem diversos nutrientes.
Processo de fabricação da cerveja
O processo industrial da cerveja consiste em três fases:
- Produção do Mosto – Trata da moagem do malte, filtração, fervura e clarificação do mosto;
- Processo fermentativo – É a fermentação e maturação;
- Pós-tratamento da cerveja- Processo de filtração e pasteurização da cerveja.
O bagaço do Malte é o principal resíduo gerado na fabricação, devido a quantia ser maior que a da levedura cervejeira. Além disso, se descartado de maneira inadequada pode poluir o meio ambiente.
Reaproveitamento do bagaço de malte
O bagaço de malte obtido após os processos de filtração da cevada, quando a parte sólida (bagaço) se separa da líquida. Dessa forma, temos um resíduo que pode ser usado para a produção de comidas e de ração animal.
Pode-se chamar um subproduto bem proteico e que possui um alto teor nutritivo devido a sua composição, que é de:
- 70% fibras;
- 20% proteína;
- 1,2% de vitaminas do complexo B.
Devido a isto, vem sendo muito usado no consumo humano para a melhoria e progresso de produtos.
Assim, a partir do bagaço pode-se ter a farinha de bagaço de malte, por meio da secagem desse resíduo em uma estufa de circulação de ar.
A farinha de bagaço de malte tem sido trocada pelo uso da farinha de trigo em alguns produtos de panificação, por ter um alto teor proteico, baixo teor de lipídios e poder de absorção de água.
Dessa maneira, alguns produtos como bolos e cupcakes, possuem um alto valor nutricional e baixo custo.
Reaproveitamento da levedura cervejeira
A porcentagem de nutrientes que tem nas leveduras das cervejarias varia de acordo com o tipo de cerveja, tipo de tratamento usado e concentração de sais.
Ademais, os resíduos de leveduras estão gerando um aproveitamento na produção de derivados cárneos, como o salame e salsichas, trocando parte da carne e da proteína texturizada de soja.
Sendo assim, o extrato de levedura também pode dar realce de sabor e de aroma em alguns produtos.
Por fim, a levedura e o bagaço de malte podem ser complementos alimentares. Assim, evita o desperdício de subprodutos que tem nutrientes.
A tendência do aproveitamento de resíduos industriais e os possíveis subprodutos te interessou? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato, a CETA Jr pode ajudar o seu negócio!
Confira o nosso Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades do ramo de alimentos. Para mais assuntos como esse, acesse: Desperdícios na Indústria de Alimentos: Como Minimizá-los?
Uma resposta