Alimentos Veganos: Podem Conter Leite e Lactose?

Alimentos Veganos: Podem Conter Leite e Lactose?

Você já se perguntou o motivo de alimentos considerados veganos possuírem em seus rótulos a informação de “PODE CONTER LEITE” e “CONTÉM LACTOSE”? Se você é vegano e tem o costume de ler o rótulo dos alimentos antes de comprar, é bem possível que já tenha encontrado essas frases.

Essa informação logo de cara, pode fazer com que muitos acreditem que o produto não seja apto para veganos. Mas será que, por conta disso, alguns produtos veganos podem ser considerados uma farsa?

Primeiramente, vale ressaltar que mencionar “PODE CONTER LEITE” ou “CONTÉM LACTOSE” no rótulo de algum produto não denota que ele tenha esses ingredientes em sua composição de fato. Essas expressões são utilizadas na indústria porque durante as etapas de produção do alimento é comum ocorrer a chamada contaminação cruzada, seja do alimento, ingrediente ou aditivo.

Contaminação cruzada e a presença residual de substâncias

A contaminação cruzada é uma transferência de partículas de um alimento para o outro. Isso acontece, por exemplo, quando dois produtos diferentes são manipulados em locais que utilizam os mesmos utensílios e maquinários. Com isso, pode haver a possibilidade de causar uma contaminação por conta de resíduos que ficam no meio.

Ou seja, basta haver resíduos de leite, advindos dessa “contaminação”, para a ANVISA exigir que o fabricante informe a presença de lactose no rótulo.

Portanto, é totalmente possível um produto vegano não conter ingredientes de origem animal, ainda que seja produzido no mesmo local de um não vegano.  Ainda assim, sendo levemente contaminado com tais substâncias, não significa que ele as contém em sua composição.

Por que é necessário informar a possível presença de leite e lactose em produtos veganos?

Por exigência da ANVISA, que publicou a Resolução RDC 136/2017, que obriga o fabricante a informar no rótulo do produto se há lactose presente. O objetivo é atender às medidas de segurança de alimentos, já que muitas pessoas são alérgicas ou intolerantes a determinados alimentos e precisam ser alertadas.

Por isso, mesmo em produtos veganos é necessário informar a possível presença de leite ou outros ingredientes. Isso vale para alimentos com mais de 100 miligramas de lactose para cada 100 gramas ou mililitros do produto.

Esse limite de 100 miligramas é entendido como seguro para as pessoas com intolerância à lactose. Ou seja, qualquer alimento que contenha lactose em quantidade acima de 0,1% deverá trazer a expressão “PODE CONTER LEITE e “CONTÉM LACTOSE” em seu rótulo.

Mas afinal, veganos podem consumir esse alimento?

A contaminação cruzada não implica que haja o envolvimento de exploração animal na sua produção. O que importa, nesse caso, é que ele não contenha leite nem ingredientes derivados de animais. Por isso, se você evitava produtos que avisam a presença de lactose no rótulo, mesmo não havendo nenhum derivado de leite na composição, agora sabe que não precisa evitá-los.

Sendo assim, vale afirmar que um alimento com o selo vegano, que possui em seu rótulo “PODE CONTER LEITE” e “CONTÉM LACTOSE”, é apto a ser consumido por veganos. Desse modo, diante dessas informações, tranquilamente podem ser inseridos em sua rotina alimentar.

Quer saber mais sobre as novidades no mundo dos alimentos? Nos siga no Instagram (@cetajrconsultoria) e acompanhe nosso blog.

Gostou do conteúdo? Mantenha se atualizado e confira mais sobre alguns temas abordados no post:

Mercado Vegano: Desenvolvimento e Crescimento

Selo Vegano: Quais os Beneficios?

A Transformação na Indústria Devido ao Crescimento do Veganismo

Desafios ao Produzir Alimentos Veganos

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *