Alimentos Nootrópicos: O que São e Para que Servem?

Alimentos Nootrópicos: O que São e Para que Servem?

Você sabe o que são alimentos nootrópicos? Os nootrópicos são matérias com ação cerebral, capazes de elevar o poder cognitivo, com intuito de contribuir para o aumento do foco, da atenção, da memória e do juízo dos seus usuários.

Além disso, eles compõem a ação mental em pessoas com diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e depressão. Bem como em seres sadios que visam obter melhor conduta em tarefas profissionais e acadêmicas.

Como atuam os alimentos nootrópicos? 

A ação dos nootrópicos tem como alvo vital os neurotransmissores. Desse modo, eles atuam como mensageiros químicos, levando, gerando e nivelando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. O foco maior de atuação está em transmissores ligados à atenção, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina.

Ademais, esse ato para afiar a ação mental já é muito sondada e bem popular em locais como o Vale do Silício – região norte da Califórnia, nos EUA. Além disso, vem se ampliando cada vez mais entre os investidores do mercado financeiro, empresários e programadores, se tornando um mercado cada vez mais forte. 

No Brasil, por outro lado, esse tema ainda é pouco difuso e, no geral está ligado ao conceito de “drogas inteligentes”, mas isso não significa que não haja busca para a melhora da cognição.

Assim, muitos nootrópicos ainda estão ligados a ideia de “smart drugs” ou drogas da inteligência. No entanto é capaz de elevar a razão sem o uso de fármacos, já que elas estão também nas comidas in natura, como por exemplo o Salmão, rico em DHA e os ovos. 

Há varias marcas que tem itens com traços neuroativadoras. No Brasil, encontra-se o SuperCoffe 2.0, que é um nootrópico sadio que ajuda na ação cognitiva.

Exemplos de nootrópicos naturais:

  • Mirtilo(Blueberry): É uma das frutas mais úteis para a saúde cerebral, por ser rica em antioxidantes, vitaminas e fibras.
  • Cacau: Essa fruta é conhecida por ser rica em flavonoides, antioxidantes fortes que agem como anti-inflamatórios, ajudando a saúde mental.
  • Café: A cafeína tem traços neuroprotetores que podem manter a mente mais sadia.

Exemplos de nootrópicos sintéticos:

  • Ritalina e Anfetamina: Usadas para a terapia do TDAH. 
  • Modafinil: Usado na terapia da sonolência excessiva associada à narcolepsia.
  • Piracetam: Usado na cura da perda de função cerebral durante o envelhecimento ou após AVC. 

Sendo assim, é fato que uma nutrição sadia é vital para fazer com que o corpo e o cérebro atuem melhor no dia a dia, e apesar dos diversos prós atados aos nootrópicos, é crucial definir uma gestão em nexo ao uso desses itens, pois o cúmulo pode causar uma perda cognitiva.

Gostou do texto? Mantenha se por dentro e confira mais sobre alguns temas como: Alimentos Termogênicos e Seus Impactos na Dieta, Alimentos Reciclados: Saiba Como Evitar o Desperdício.

Quer saber mais sobre esses produtos? Entre em contato conosco! Nós da CETA Jr. estamos dispostos a auxiliá-lo da melhor forma possível. Se interessou pelo nosso post? Então fique ligado nas nossas redes sociais (@cetajrconsultoria), estamos sempre postando textos como esse, e não perca as novidades presentes em nosso blog. 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?