A Importância do Engenheiro de Alimentos na sua Produção

A Importância do Engenheiro de Alimentos na sua Produção

O mercado de trabalho vem tendo uma ampliação devido a novos alimentos onde podem trazer benefícios a saúde, contendo ou não algum componente e por produtos de rápido consumo. Com toda essa inovação, o engenheiro de alimentos é o profissional que dá auxílio a todas as descobertas e melhorias. Assim sendo de suma importância para outras etapas da produção. Quer saber mais como esse profissional pode contribuir para a sua empresa? Nós explicamos.

Em 1967, para acompanhar o progresso de outros países alguns profissionais do meio científico notaram uma necessidade de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de alimentos aqui no Brasil. Naquela época não havia profissionais destinados a produção e desenvolvimentos de produtos nesta área. Além disso, o primeiro passo seria se adequar a essa tendência assim formando profissionais especializados e capacitados, e deste modo o curso de engenharia de alimentos foi criado.

Mas afinal, o que ele faz?

A atividade que mais se destaca dessa profissão é o desenvolvimento de formulações e dos processos de produção. Os consumidores cada vez mais vem exigindo produtos com aspectos sensoriais ou nutricionais mais aprimorados, ou até mesmo produtos totalmente novos. Para garantir essa viabilidade, as empresas tem o engenheiro de alimentos onde conseguem suprir as demandas que o momento exige.

Alguns dos segmentos que o engenheiro de alimentos pode atuar é na garantia de qualidade, o intuito é definir padrões de qualidade e procedimentos para os processos que cuidam desde a matéria-prima até o transporte do produto. E também na área de redução de desperdícios, que se pode reutilizar alguns dos subprodutos e assim desenvolver um novo produto.

Sendo assim, a importância de ter um engenheiro de alimentos garante o desenvolvimento e aprimoramento da indústria, sempre proporcionando inovação para os produtos e também contribuindo com melhorias na qualidade de vida dos consumidores das marcas.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a atuação do Engenheiro de Alimentos e a diferença de outras profissões em: Engenharia de Alimentos X Nutrição X Gastronomia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *