Antes de mais nada, no mundo altamente disputado da cozinha, cada vez mais é buscado entregar pratos com qualidade superior. Então, é neste cenário que o termo Farm to Table vem ganhando espaço, com o uso de pratos preparados com opções sustentáveis de pequenos produtores.
Origem
A princípio, o Farm to Table é uma expressão dos Estados Unidos e ser traduz como “Da Fazenda para a sua mesa”. Em suma, representa uma resposta a tendência da cozinha em obter insumos mais frescos, de locais próximos e cultivados de modo orgânico.
No início, o Farm to Table possuía como principais objetivos:
-Menor prazo para entrega;
-Reduzir o número de corretores;
-Corte de custos
Contudo, no decorrer desse movimento se obteve insumos com uma maior qualidade nutritiva e no sabor. Esses aspectos são atribuídos ao pouco uso de defensivos químicos empregados pelos pequenos produtores, crescendo ainda mais para diversos países.
Vantagens para o produtor
-Maior lucro;
-Uma produção com destino garantido;
-Reconhecimento da origem e qualidade de sua produção.
Certamente através do contato direto entre o produto e restaurantes é possível adequar mais aspectos da produção para melhor atender a demanda. Portanto, os produtos possuem um maior valor, além de gerar a valorização do pequeno produtor na cadeia produtiva de alimentos.
Vantagens para os restaurantes
-Produtos mais frescos e saborosos;
-Melhor controle de segurança de alimentos;
-Alimentos mais nutritivos;
-Cuidado com o atendimento;
-Preços mais competitivos.
Principalmente com foco na relação entre os donos de restaurantes e produtores, há uma tendência em estreitar os laços, gerando produtos de maior qualidade e distintos. Além disso, no quesito de segurança de alimentos, a produção em menor escala permite melhor atender os padrões de higiene, além de reduzir o risco de contaminações.
Vantagem para os clientes
Em suma há diversas vantagens para o cliente, que recebe alimentos mais nutritivos e saborosos, além de incentivar a produção local. As maiores garantias de segurança de alimentos e o cuidado com o meio ambiente conversam com a ideia principal do movimento, tornando a vivência única.
O que mais podemos esperar para o futuro do Farm To Table?
Em resumo o que se é observado é que pequenos produtores têm desistido do plantio de legumes, verduras e produção de carne sustentável devido à baixa procura. Entretanto, Farm to Table inverte esse cenário, ao tornar a preocupação com o meio ambiente e a qualidade como peças centrais. Atualmente, é crescente o número de produtores que focam seu trabalho em obter produtos de qualidade de forma sustentável e com mercado que os valoriza.
Por fim, quer saber mais sobre a tendência Farm to Table? Podemos te ajudar!!! Venha conferir no Instagram (@cetajrconsultoria) e fique por dentro das novidades em nosso Blog. https://www.cetajrconsultoria.com/dark-kitchens-a-nova-tendencia-no-setor-de-food-service/
2 respostas