Bioplástico: Descubra os Benefícios!

Bioplástico: Descubra os Benefícios!

O uso do bioplástico tem crescido muito nas indústrias nos últimos anos como uma forma de reduzir os efeitos ambientais causados pelos restos plásticos. Além disso, clientes de todo mundo estão se tornando cada vez mais conscientes das questões ligadas a sustentabilidade e abertos à ideia dos itens renováveis.

O bioplástico é um item feito por resinas biodegradáveis, que têm os mesmos traços do plástico usual, porém, em vez do petróleo, se difere por ter como matéria, fontes renováveis de biomassa como: 

  • Cana-de-açúcar;
  • Milho;
  • Soja.

Dessa forma, a decomposição do bioplastico é mais rápida, no qual beneficia os decompositores e também os seres humanos.

Quais são os tipos de bioplástico?

Há pelo menos 10 grupos de diferentes tipos de bioplástico, sendo os mais comuns:

  • Polilactatos: É feito a partir da polimerização do ácido láctico. Usado como matéria na fabricação de embalagens, em especial as que usam para alojar itens secos.
  • Polímeros de amido: É obtido de itens como a batata, o milho e a mandioca. Sendo muito usado na produção de sacolas, sacos de lixo e outros itens.
  • Polihidroxialcanoato: É um biocompatível muito usado pela medicina, na fabricação de próteses e fios de sutura, visto que não sofre rejeição por parte do organismo humano.

Quais são os benefícios do uso do bioplástico?

  • Gera menos gases de efeito estufa na atmosfera, em comparação com o plástico de combustíveis fósseis. Desse modo, causa menos impacto ao meio ambiente;
  • Além disso, o bioplástico, por ser feito de matérias primas renováveis, têm uma boa relação custo/benefício, e ainda pode ser feito tendo como base os resíduos de processos químicos ou industriais;
  • Além de se decompor em menos tempo, o item também é reciclável, logo, ajuda a tornar a indústria mais sustentável e livre;
  • Ajuda na economia em energia, uma vez que a produção de bioplásticos demanda, em média, 65% a menos de energia do que a produção de plásticos originados do petróleo.

Sendo assim, cada vez mais os clientes estão a procura de itens que agridam menos o meio ambiente, ajudando assim, a modificar a sociedade em um meio sustentável. Ficou interessado sobre o tema e gostaria de aplicá-lo em sua empresa? Gostaria de mudar sua embalagem, mas não sabe qual a melhor opção? Então, entre em contato conosco! A CETA Jr. pode te ajudar!

Nos siga nas nossas redes sociais (@cetajrconsultoria) e fique por dentro de todas as novidades do ramo alimentício. Confira aqui alguns textos relacionados a esse tema: Embalagem Celulósica na Indústria Alimentícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder as suas perguntas. Fale com a gente!

× Como posso te ajudar?