Cerveja: Entenda seus tipos e diferenças

A cerveja é um tipo de bebida muito presente em nosso cotidiano. Quer saber mais sobre cervejas e suas diferenças? A CETA Jr. te explica!

Muitas pessoas possuem apreço pela cerveja, porém, poucas reconhecem sua composição, ou as divisões que as mesmas apresentam.

As matérias-primas dessa bebida são:

  • Água – ingrediente primordial que faz parte de mais da metade da composição da bebida. Devido a isso, sua qualidade e seu tipo se mostram extremamente importantes para a excelência do produto final.
  • Malte – antes de se ter o malte propriamente dito, temos um grão que se apresenta como um cereal como cevada, centeio, trigo, milho, que após ser colhido, alguns desses grãos vão para a Maltaria. Sendo o local onde eles permanecem em ambiente com umidade e temperatura controladas, após eles começarem a brotar, tal etapa é interrompida, os maltes são secados, torrados ou defumados e assim são usados no processo da cerveja.
  • Lúpulo – sua principal função é conferir à bebida o amargor e aroma, somando com propriedades que são de extrema importância para um produto de qualidade.
  • Fermento – a sua função na cerveja é a produção de álcool. Através do malte temos a presença de amido e as leveduras consomem essas pequenas moléculas que irão gerar o álcool. É pela temperatura desse processo que definimos se a cerveja será Ales ou Lager.

Principal divisão dentre as cervejas:

  • Lager – são feitas com um tipo de levedo que trabalham melhor com baixa temperatura (10°C até 13°C) e na parte inferior dos tanques de produção, assim chamadas de cervejas de baixa fermentação. Em geral, as Lager são mais leves, de cor clara, com amargor moderado e graduação alcoólica entre 3% até 6%. Este grupo é o mais consumido aqui no Brasil e temos como exemplo: Pilsener, American Lager e Helles.
  • Ales – são feitas com alta fermentação e o motivo é que a levedura fica no topo do tanque e trabalham em temperaturas mais elevadas (18ºC e 21ºC), esse processo foi criado antes das cervejas Lager. Além disso, nesse processo temos o resultado de cervejas mais complexas, frutadas e lupuladas, normalmente se apresentam mais encorpadas. Mas entre as Ales, o estilo mais famoso é, sem dúvida, a Pale Ale. Uma vez que são cervejas de cor clara, sua coloração é proveniente do grau de torrefação do malte utilizado na receita e tem sabor mais forte, devido aos alfa-ácidos presentes no lúpulo, que garante um amargor mais acentuado.

Se você é um admirador de cervejas leia nosso post e Conheça a verdade sobre a espuma da cerveja!. Entre em contato conosco da CETA Jr. para mais informações!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *